CUIDAR DO COURO CABELUDO é o segredo para aumentar o crescimento e diminuir a queda dos cabelos.

Olá meninas

Já fiz alguns post aqui no blog, falando da importância de cuidar bem do couro cabeludo.
A saúde do couro cabeludo pode sim interferir no crescimento capilar, assim como pode também aumentar a queda dos fios, e favorecer o aparecimento da caspa.

O couro cabeludo é responsável pela formação e oxigenação do folículo (futuro fio de cabelo), e se ele não estiver saudável, os fios já nascem fracos, param de crescer e se desprendem (queda capilar).

Se engana quem pensa que, cuidar dos cabelos é somente hidratar comprimento e pontas, isso não vai fazer seu cabelo crescer mais rápido, nem vai evitar a queda.

Então quem quer acabar com a queda ou ter fios longos, saudáveis, fortes precisa começar a dar uma atenção especial para o couro cabeludo.

Mudar hábitos e aumentar os cuidados pode fazer toda a diferença.


Aguá quente
Lá vou eu falar da água quente de novo! Gente eu sei que é chato ficar repetindo sempre a mesma coisa, mas não te jeito, a água quente prejudica muito o cabelo, e com couro cabeludo não é diferente.
A água muito quente, aumenta a oleosidade no couro cabeludo isso porque, ela estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais e mais oleosidade, não que a oleosidade seja um mal, muito pelo contrário, a oleosidade ajuda a evitar o ressecamento dos fios, mas quando produzida em excesso pode se acumular na raiz e levar ao entupimento dela, inibindo assim o crescimento e aumentando a queda.

Couro cabeludo sempre limpo
Eu sou adepta de que, lavar o cabelo todos os dias não faz mal nenhum.
Mas tem gente que não gosta! E muitas com razão, cabelos secos e cacheados realmente não podem ser lavados todos os dia, porque produzem menos oleosidade.
Mas aqueles que produzem mais (oleosos e mistos), devem sim ser lavados todos os dias.
Deixar o cabelo sujo por muitos dias, acumula sujeira como poeira por exemplo, principalmente na raiz, e a poeira mais a oleosidade podem levar ao entupimento dos poros, dificultando a oxigenação e deixando os fios fracos, fios fracos se desprendem do couro cabeludo com muita facilidade.

Enxague bem esse cabelo!
Tudo que se acumula no couro cabeludo pode prejudicar os fios, e resíduos de cosméticos não são diferente, se não forem bem retirados podem fazer um mal danado, prejudicando a nutrição e oxigenação dos fios.
Deixe a água escorrer em abundância, enxague bem, use as pontas dos dedos para ajudar a remover qualquer coisa que possa se acumular ali.

Produtos no couro cabeludo
Alguns produtos são feitos especialmente para serem aplicados no couro cabeludo como, shampoo e tônicos capilares. Mas há produtos que não devem ser aplicados lá como, condicionadores, finalizadores, cremes de pentear, máscaras capilares enfim, tudo que não foi desenvolvido para essa função deve ser descartado por você, afim de evitar maiores danos como a caspa, descamação e alergias.

Esfoliar
A esfoliação vai desobstruir os poros, remover células mortas, controlar a oleosidade e remover sujeiras que possam ter por algum motivo se acumulado no couro cabeludo.
Hoje já existe alguns shampoos esfoliantes a venda no mercado, são poucos mais existem, essa esfoliação com shampoo pode ser feito na hora do banho, massageado suavemente o couro cabeludo.

Ou pode se recorrer as receitas caseira, que por sinal existem varias!

Esfoliante caseiro com açúcar
Essa receita pode ser feita de 2 maneiras
Açúcar + a polpa da babosa
Ou
Açúcar + shampoo
Você pode escolher o que achar melhor, eu particularmente faço com babosa e gosto bastante, já que a babosa tem vitaminas, proteínas e aminoácidos que são ótimas para o cabelo e para o couro cabeludo, mas se você não tem babosa pode usar um shampoo mesmo, de preferência um anti-queda.

A proporção é de, 1 folha grande de babosa para 2 colheres de açúcar, ou 1 colher de açúcar para 1 colher de shampoo.

Como aplicar
O cabelo precisar ser molhado antes, pode ser sujo mas molhe bem o couro cabeludo. Aplique a mistura em todo o couro cabeludo, depois comece a massagear, cerca de 3 minutos com as pontas dos dedos, em movimentos suaves sem esfregar, depois é só lavar como de costume.

Essa esfoliação pode ser feita, 1 vez na semana.

Argila
A argila é outra dica boa especialmente a verde, ela é indicada para cabelos oleosos pois combate a caspa, seborreia e equilibra a produção sebácea.
Misturar 1 colher de argila com 1 copo de água e aplicar no couro cabeludo 1 vez na semana, seguida de massagens suaves, ajuda a controlara a oleosidade, evita caspa, coceira e descamação.

Vinagre de maça
Já pra quem sofre com a descamação no couro cabeludo, pode recorrer ao vinagre de maça, ele é um potente anti-inflamatório natural e tem propriedades antifúngicas.
Antes de lavar o cabelo, faça um mistura de vinagre de maça e água na mesma proporção.
A quantidade deve ser o suficiente para limpar todo o couro cabeludo, aplique e massageie em movimentos circulares, por uns 2 minutos, depois lave o cabelo normalmente.
Pode ser feito a cada 15 dias.

Um couro cabeludo saudável, sem coceira, descamação, caspa, oleosidade excessiva e bem limpo são fundamental para um crescimento satisfatório, com fios mais fortes e bonitos.

Qualquer dúvida e só perguntar, ok?

Se inscrevam no blog meninas, e curtam nossa página no face, Cabelos e Makes.

Conheçam também nosso Instagram, Blog Cabelos e Makes.

Espero que Gostem

Beijos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Redes Sociais


© Cabelos e Makes
Todos os direitos reservados.